Em um mundo ideal, AMC The Walking Dead Social Game seria processado por calúnia. Diferente do que seu título indica, não há nada nele de The Walking Dead, e menos ainda de social.
Ambientado no universo do seriado de televisão, o jogo é um título de estratégia que utiliza as mesmas armadilhas encontradas em outros jogos ditos sociais. Todas as suas ações consomem energia e, uma vez que esse recurso chega ao fim, é preciso esperar ou pagar (com dinheiro real) para voltar à ação.
Todos os sistemas existentes em AMC The Walking Dead Social Game passam a sensação de estarem presentes apenas para fazê-lo abrir a carteira. Suas armas quebram após o uso, e para tê-las novamente é necessário esperar horas passarem ou utilizar dinheiro. Mesmo que com os níveis ganhos você aumente a capacidade de locomoção do seu personagem, permitindo-o completar fases utilizando menos energia, há uma barra adicional de fadiga. Isso, por sua vez, o obriga novamente a usar dinheiro real para acelerar todo o processo ou esperar um tempo determinado, arbitrariamente impedindo-o de continuar jogando.
O problema, que foi o mesmo identificado em SimCity Social e outros jogos do gênero, é que esse acelerar não o leva a nada. Trata-se apenas de um ciclo vicioso. Você corre para chegar em um lugar que não tem nada, mas que imediatamente pede que você empenhe mais para alcançar um outro local. Há apenas a promessa de algo por vir, mas nunca há nada onde estamos.
